OAB VAI FISCALIZAR AS ELEIÇÕES NO ESPIRITO SANTO
Postado em: 21/07/2016
Uma boa noticia para os eleitores da região do Caparaó e de todo o Estado. A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espirito Santo, vai integrar o comitê capixaba do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral. O movimento, que é nacional, reúne, aqui no Estado, órgãos e ONGs, como Ministério Público, Transparência Capixaba e Associação de Magistrados.
Este movimento é responsável, entre outros, pela aprovação de duas das cinco leis de iniciativa popular existente no Brasil. São elas: a Lei contra a compra de votos (Lei 9840/99) e a Lei da Ficha Limpa (LC 135/10). Em nível nacional OAB e Transparência Capixaba já compõem o movimento.
A ordem irá criar um canal de comunicação com a sociedade, para receber denúncias de corrupção eleitoral e Caixa Dois. As denúncias serão investigadas e, se confirmadas ao Ministério Público Eleitoral
O presidente da 6ª Subseção da OAB, em Guaçuí, Luiz Bernard Moulin, Explicou que esses trabalhos de fiscalização ira acontecer em todas as cidades. "Vamos reunir os advogados das nossas cinco comarcas. Este comitê é um assunto de uma audiência pública que faremos aqui em Guaçuí. A ideia é ter representatividade em todos os municípios", disse ele.
Segundo Moulin, essa comissão de advogados fará de tudo para garantir uma eleição correta. "Compra de voto, oferecimento de vantagens, políticos ficha suja, tudo estará na nossa mira. Quem pretender cometer fraude eleitoral terá que pensar duas vezes. Nossa atuação no direito eleitoral é forte e estaremos de olho durante toda a campanha", avisa o presidente da OAB.
(Reportagem disponível no site Aquinotcias. com )